Powered By Blogger

Sejam Bem Vindos!!!!! Este blog apresenta temas relacionados a desigualdade social, educação, religião e outros temas relacionados.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

ESTUDANTE DIGITAL

Possibilidades de texto e escrita na Internet.

O que se observa é que novas formas de comunicação estão trazendo mudanças a algumas verdades estabelecidas, embora ainda se encontre a utilização de um meio relativamente novo como a web sendo trabalhado de maneira tradicional, sem utilizar as particularidades e potencialidades das tecnologias digitais.
Entretanto, a escrita na Internet nos induz a pensar como nossa concepção de texto está sendo alterada e como tal modificação carrega, desde o processo de sua criação, os vestígios dos usos e interpretações permitidos pelas formas que a precederam. Essa questão talvez ganhe maior visibilidade se refletirmos mais detalhadamente sobre como as novas tecnologias incorporam os antigos avanços tecnológicos e introduzem mudanças que promovem e demandam novos modos de interação com o texto e via o texto escrito. A escrita no meio cibernético, que é escrita de última geração, coloca questões que nos levam a repensar a relação fala e escrita e a considerar modos mistos e heterogêneos de construção. Essa reflexão nos obriga a rever antigas categorias que opõem de forma dicotômica o texto falado e o escrito, ou a cultura oral e a letrada. A compreensão das características que particularizam o texto escrito em meios eletrônicos certamente demanda uma reflexão sobre as diferentes maneiras pelas quais, historicamente, os avanços tecnológicos promoveram alterações na estrutura lingüística e nos modos de interação via linguagem escrita privilegiados em diferentes épocas e contextos. Em outras palavras, é necessário entendermos, de uma forma mais aprofundada, as mudanças técnicas e lingüísticas que ancoraram a construção social de diferentes tipos de cultura: a oral, a escrita e a cibernética as práticas de leitura, é possível percebermos uma evolução que vai desde a dependência total na modalidade oral, que caracterizava a recepção dos textos escritos mais antigos, até uma segunda fase intermediária na qual a recepção da escrita passa a se ancorar mais no aspecto visual do texto. Nesse momento a escrita passa a desenvolver características próprias, mas não houve, ao contrário do que propõem algumas teorias mais tradicionais, uma ruptura drástica entre as práticas orais e as escritas -- mesmo se considerarmos como referência de análise os grupos letrados. Estes grupos, embora tenham passado a depender cada vez mais da escrita nas práticas cotidianas, não excluiu dessas práticas o uso da modalidade oral. Na realidade, mesmo em contextos mais formais, o que ocorreu foram uma complexa integração onde textos orais e escritos passaram a conviver de uma forma complementar e muitas vezes mista. Finalmente o contexto cibernético não só permite que a escrita ocupe espaços antes reservados para as interações orais, como também viabiliza a existência de um novo tipo de texto, o hipertexto, que é híbrido na constituição dos fatos lingüísticos, ou seja, incorpora textos escritos e orais e diferentes recursos audiovisuais: fotografia, som e vídeo.
É através dessa reflexão sobre a língua e sobre a atividade textual que os alunos poderão relacionar e aplicar melhor o uso que fazem da língua tanto oral, escrita e de seus usos situacionais, como as variantes lingüísticas e sua relação com a adequação lingüística. Nos dias de hoje, os adolescentes vivem cercados pelas novas tecnologias. Então é importante a escola preparar esses alunos para esse novo mundo em formação, onde o texto e a escrita, seja através de produções individuais ou colaborativas, estão cada vez mais em alta. Porém, a capacidade de os alunos reunirem essas informações e interpreta-las de maneira satisfatória e crítica é o que realmente nos interessa.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Sou formada em Pedagogia, acadêmica de História, sou casada, tenho seis lindos filhos. Sou apaixonada pela natureza, gosto de ler, assistir bons filmes e conversar com os amigos.