Powered By Blogger

Sejam Bem Vindos!!!!! Este blog apresenta temas relacionados a desigualdade social, educação, religião e outros temas relacionados.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Enquete: política de cotas, a favor ou contra? Eis questão!!!!!



Você sabe o que é política de cotas? É quando uma porcentagem das vagas que dão acesso a uma instituição são reservadas para um determinado grupo social. Os que são a favor das políticas de cotas concordam que existem problemas histórico-sociais que só serão superados quando for garantido o acesso democrático às instituições tradicionalmente ocupadas por uma elite, construindo um equilíbrio entre todos os grupos que compõem a sociedade. E reforçam seu argumento dizendo que é preciso garantir direitos fundamentais da Constituição brasileira de 1988, como a erradicação da marginalização, a promoção do bem-estar de todos e a redução das desigualdades sociais.Já aqueles que são contra as políticas de cotas se sustentam no também princípio constitucional e democrático de que todos são iguais perante a lei sem distinção de qualquer natureza e, portanto, os critérios que definem a concorrência por vagas devem ser iguais para todos.No Brasil, todos concordam que só haverá uma maior inclusão social quando forem resolvidos problemas estruturais do ensino básico e fundamental. Os que defendem as políticas de cotas dizem que estes problemas existem faz décadas e que não é mais possível esperar. É preciso, portanto, incluir urgentemente para que as desigualdades socais não piorem ainda mais. Contudo, os que são contra dizem que se as políticas de cotas forem adotadas sem que estes problemas sejam resolvidos, estudantes supostamente mal preparados irão entrar nas universidades e nos postos de trabalho, agravando a situação.Existem muitos tipos de políticas de cotas. A mais polêmica delas é a de cotas raciais. No Brasil, a questão da segregação racial esteve por um longo tempo fora da pauta de discussão dos políticos, mas sempre presente nas relações sociais do dia-a-dia. Também existem cotas para estudantes de escolas públicas, cotas baseadas em critérios de renda e cotas para mulheres se elegerem a cargos públicos. Você é a favor ou contra as políticas de cotas? Por quê? Deixe a sua opinião neste espaço para debates.

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Sou a favor. Pois essas cotas possibilitaram o acesso de muitas pessoas ao nível superior, pessoas essas que devido a fatores sócio-econômico talvez nunca adentrariam a uma faculdade. Porém, acho que os governantes deveriam investir mais na educação básica. Pois assim facilitaria muito mais o acesso ao 3º grau.

Quem sou eu

Minha foto
Sou formada em Pedagogia, acadêmica de História, sou casada, tenho seis lindos filhos. Sou apaixonada pela natureza, gosto de ler, assistir bons filmes e conversar com os amigos.